BLOG

Segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco começa na próxima quarta-feira (07)

Segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco começa na próxima quarta-feira (07)

Começa na próxima quarta-feira (07) a segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco, iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre. Serão cerca de 40 atrações na programação, entre lançamentos, lives, bate-papos, oficinas, shows musicais, teatro e exibição de filmes. A programação, totalmente gratuita, está ancorada no portal do evento (www.circuitoculturalpernambuco.com.br). Entre os destaques desta nova etapa, o público poderá participar de encontros com o premiado escritor Julián Fuks (detentor de três prêmios Jabutis, Prêmio Saramago, Prêmio Oceanos), com as escritoras Nádia Battella Gotlib, uma das maiores especialistas em Clarice Lispector, e Thalita Rebouças, que com mais de vinte livros publicados e 2,3 milhões vendidos falará sobre jovens, leituras e relacionamentos.

A segunda etapa do Circuito Cultural seguirá com atividades até o próximo domingo (11). Duas outras etapas estão previstas para os meses de novembro (10 a 13) e dezembro (08 a 11). O evento conta com o apoio e participação de mais de 20 instituições, entre editoras, livrarias, Câmara Brasileira do Livro, União Brasileira dos Escritores, Sesc, todas com ações paralelas à programação principal.

Na etapa de setembro foram mais de dez mil acessos aos eventos no portal do Circuito. A expectativa para outubro é que a interação com o público aumente ainda mais. “Foi muito satisfatória a receptividade que a programação de setembro obteve. A diversidade de atividades, de linguagens e de temáticas abordadas permitiu a participação e engajamento do público, contribuindo para consolidar esse formato digital. Para as próximas edições manteremos esse aspecto plural e reafirmaremos o compromisso de envolver artistas das várias regiões de Pernambuco, uma forma de prestigiar a riqueza cultural do Estado, ao mesmo tempo em que asseguramos espaços para nomes da cena cultural nacional “, assegura Jamille Barbosa,  curadora do Circuito.

Destaque do primeiro dia, a escritora, livre-docente pela Universidade de São Paulo e professora de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira Nádia Battella Gotlib participará da live Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa. Entre seus livros, Nádia Battella  assina duas biografias consideradas fundamentais (Clarice: Uma Vida que se Conta e Clarice: Fotobiografia) da escritora cujo centenário de nascimento será comemorado no dia 10 de dezembro. A live será mediada pela jornalista e pesquisadora Gianni Paula de Melo.

Na quinta-feira, às 17h, o escritor paulistano Julián Fuks participará da live Percursos e percalços de uma trajetória literária, momento em que falará sobre o processo de criação de sua literatura marcadamente política, contemporânea e autoficcional, costurada pelo alter-ego literário Sebastián – personagem presente nos livros Procura do romance (Record, 2011), A resistência (Companhia da Letras, 2015) e A ocupação (Companhia das Letras, 2019). O jornalista Fellipe Torres fará a mediação.

Na sexta-feira, as jornalistas e escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, autoras do livro Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil (Editora Seguinte, 2020) levam a temática para o Circuito no bate-papo Livro testemunho: história de refugiados no Brasil. “O Brasil já contabiliza um número estrondoso de refugiados do clima. Em escala global, esse número pode chegar a um bilhão em 2050, segundo projeção do ACNUR. Somos parte de uma grande nação chamada humanidade, de um só planeta chamado Terra. As fronteiras geográficas não são mais importantes que o que nos une enquanto seres humanos. Estamos todos conectados. Olhar e cuidar do outro é a única forma de sobrevivermos”, afirma Aryane Cararo. A conversa será mediada pela jornalista Valentine Harold.

 

Ainda na sexta-feira,  o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, e o ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias Ednilson Xavier estarão no painel Panorama do mercado livreiro no Brasil, que discutirá a situação do setor fortemente impactado pela recessão econômica,  agravada ainda mais pela Covid-19, e também às voltas com a proposta do Governo Bolsonaro de taxação do livro em 20%.

 

Infantil – Conteúdos para o público infantil têm peso na programação do Circuito em propostas de estímulo à leitura, como o Ler, muito prazer!, contações de história – como as dos livros A menina que engoliu um céu estrelado, de Gael Rodrigues, e A coisa brutamontes, de Renata Penzani, ambos da Cepe -, além de oficinas de poesia, teatro e de estampas. Shows infantis com Luciano Pontes e Samuel Lira, da Cia Meias Palavras, e do Tio Bruninho reforçam as opções para a garotada.

 

Entre as atrações culturais, videocasts, espetáculos teatrais e saraus abrem espaço para a produção artística pernambucana. O GranD Circo das Maravilhas apresentará a irreverência dos  mambembes através dos palhaços Peripécia (Lucas Dantas), Gertrudes (Márcia Cruz) e Chico (Douglas Duan).  Mágico profissional há mais de vinte anos, Rapha Santacruz  transfigura-se no Matuto, misto de palhaço e mágico, em espetáculo que prima pela sonora diversidade cultural do Nordeste.

 

Artistas, professores e poetas do município de Vitória de Santo Antão, Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson participam com o Sarau Vozes da Mata Sul reunindo em recital poemas de autores canônicos, como Ascenso Ferreira e Osman Lins, canções autorais e de artistas da região. Com raízes fincadas no município de Goiana, Lucas Torres e Juliano Holanda exibirão o Sarau Sobrado 47, reunindo canções próprias, composições de Zé Torres (in memorian) e de Júlio Holanda (artista plástico, músico e pai de Juliano) em costura com a poesia de Ezter Liu, Philippe Wollney e Geisiara Lima.

 

 

 

Programação da 2ª Etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco

 

 

Período: 07 a 11 de outubro

Endereço do portal: www.circuitoculturalpernambuco.com.br

Conteúdos: Palestras, entrevistas, contação de histórias, debates, saraus, concursos culturais, shows musicais, oficinas educativas

Editoras/livraria/entidades participantes: Companhia das Letras, Editora Cortez, Editora Coqueiro, Livraria e Editora Paulinas, Livraria e Editora da UFPE, Livraria Internacional e Editora SBS,  Livraria e Editora Paulus, Livraria e Editora Luz e Vida, CBL – Câmara Brasileira do Livro, UBE – Pernambuco e suas afiliadas, Livraria Leitura, Livraria Imperatriz, Real Livros,Chapéu de Bruxo – Geek, Zepelim Brinquedos e Livros Infantis, Clube do Livro Espírita, Grão Livraria, Pantera Cordelaria, Varejão do Estudante, Além da Lenda Livros Infantis, Sesc e Prefeitura do Recife.

 

Parceiros: Secretaria de Cultura, Fundarpe, Secretaria de Educação e Fundação Gilberto Freyre.

 

 

 

 

Dia 07.10, quarta-feira

 

16h30 – Abertura Oficial do Circuito.

 

17h – Live: Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa. Participação da escritora Nádia Battella Gotlib e mediação da jornalista Gianni Paula de Melo.

 

 

Dia 08.10, quinta-feira

 

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.

 

9h – Senta, que lá vem história!

Contação da história do livro A menina que engoliu um céu estrelado (Cepe), de Gael Rodrigues, com o Tapete Voador.

 

9h40 – Dinâmica das letras

Recriação de histórias infantis com o Tapete Voador.

 

10h – Oficina

Os Bichos, à Moda de Clarice. Oficina de estampa com Emerson Pontes.

 

11h – Bate-papo

Aspectos positivos de uma educação bilíngue. Participação das pesquisadoras Selma Moura e Rita Ladeia e mediação da pedagoga Roseanne Rego Barros.

 

12h – Prazer de Ler

Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.

 

 

13h – Videocast

Memória em cena: Balé Popular do Recife (Direção de Christianne Galdino, 2017)

 

14h – Oficina Teatro para Crianças

Produção de Teatro de bonecos com Dani Travassos.

 

15h – Bate-papo

Em torno das releituras da obra O Pequeno Príncipe. Participação de Josué Limeira, autor do livro O pequeno príncipe em cordel, e de Rodrigo França, autor do livro O pequeno príncipe preto.

 

16h – Por dentro do livro

À francesa: a belle époque do comer e do beber no Recife, com o autor Frederico de Oliveira Toscano e medicação do jornalista Edi Souza.

 

17h – Live: Percursos e percalços de uma trajetória literária. Participação de Julián Fuks e mediação do jornalista Fellipe Torres.

 

18h – Contação de história

Contação da história do livro A menina que engoliu um céu estrelado (Cepe), de Gael Rodrigues, com o Tapete Voador.

 

18h45 – Dinâmica das letras

Recriação de histórias com o Tapete Voador.

 

19h – Lançamento

Cruz de carne (Cepe), autoria de Valença Leal. Participação da filha do autor, Gerusa Leal, do organizador na nova edição, Homero Fonseca, com mediação do editor Diogo Guedes.

 

20h – Sarau

Sarau musical Sobrado 47 com Juliano Holanda e Lucas Torres.

 

 

Dia 09.10, sexta-feira

 

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.

 

9h – Senta, que lá vem história!

Contação da história do livro A coisa brutamontes (Cepe), de Renata Penzani, com Érica Montenegro.

 

9h45 – Dinâmica das letras

Uma conversa sobre poesia com Érica Montenegro.

 

10h – Oficina

Oficina de Literatura de Cordel para Crianças com Mari Bigio.

 

11h – Bate-papo

Panorama do mercado livreiro no Brasil. Participação de Vitor Tavares (presidente da Câmara Brasileira do Livro) e de Ednilson Xavier (consultor literário e ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias).

 

12h – Prazer de Ler

Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.

 

13h – Videocast Cultural

D-20 Vermelha (Direção de Djaelton Quirino, 2019).

 

14h – Oficina Teatro para Crianças

Produção de Teatro de sombras com Dani Travassos.

 

15h – Bate-papo

Livro testemunho: história de refugiados no Brasil. Participação das jornalistas e escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza (autoras do livro Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil) com mediação da jornalista Valentine Harold.

 

16h – Por dentro do livro

Osman e Hermilo: correspondências, com Anco Márcio Tenório Vieira e Wellington de Melo.

 

17h – Palestra

Jovens e a Leitura: crush ou relacionamento sério? Participação de Thalita Rebouças e apresentação de Luiza Maia.

 

18h – Contação de história

Contação da história do livro A coisa brutamontes (Cepe), de Renata Penzani, com Érica Montenegro.

 

18h45 – Dinâmica das letras

Criação de poesias com Érica Montenegro.

 

19h – Lançamento

Um espião silenciado (Cepe), de Raphael Alberti. Conversa entre o autor e o jornalista Vandeck Santiago.

 

20h – Sarau

Sarau musical Vozes da Mata Sul, com Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson.

 

10.10, sábado

 

8h – Oficina

Os Bichos, à Moda de Clarice. Oficina de estampa com Emerson Pontes.

 

9h – Senta, que lá vem história!

Leitura da história do livro Curupira (Além da Lenda) com Joanah Flor.

 

10h – Apresentação cultural

GranD Circo das Maravilhas com a Cia Maravilhas.

 

11h – Bate-papo

Por um Brasil de leitores. Participação de Ana Albuquerque (Empreender Ler) e  mediação de Hélio Monteiro.

 

12h – Lançamentos

Cruz de carne (Cepe), de Valença Leal. Conversa com a filha do autor, Gerusa Leal,  o organizador na nova edição, Homero Fonseca, e mediação do editor Diogo Guedes.

 

14h – Por dentro do livro

À francesa: a belle époque do comer e do beber no Recife, com o autor Frederico de Oliveira Toscano e o jornalista Edi Souza.

 

15h – Bate-papo

Jogos como veículos narrativos: do role-playing de mesa aos games. Participação de Jacques Barcia e mediação de Renato Mota.

16h – Show

Tio Bruninho

 

17h – Contação de história

Leitura da história do livro Curupira (Além da Lenda) com Joanah Flor.

 

18h – Cineminha

Pedrinho e a chuteira da sorte (Alisson Ricardo e Marcos França, 2018).

 

19h – Sarau

Sarau musical Sobrado 47 com Juliano Holanda e Lucas Torres.

 

 

11.10, domingo

 

8h – Oficina

Oficina de literatura de cordel com Mariane Bigio.

 

9h – Senta, que lá vem história!

Leitura da história do livro Mula-sem-cabeça (Além da Lenda) com Joanah Flor.

 

10h – Apresentação cultural

O Matuto, com Rapha Santacruz

 

11h – Bate-papo

A representatividade da mulher na literatura de cordel. Participação de Jarid Arraes e Paola Tôrres e mediação de Érica Montenegro.

 

12h – Lançamento

Um espião silenciado (Cepe), de Raphael Alberti. Conversa entre o autor e o jornalista Vandeck Santiago

 

14h – Por dentro do livro

Osman e Hermilo: correspondências, com Anco Márcio Tenório de Oliveira e Wellington de Melo.

 

15h – Bate-papo

O crescimento do podcast enquanto plataforma e possibilidades de negócios. Com a participação de Cecília Almeida e Guilherme Gatis e mediação de Renato Mota.

 

16h – Show Infantil

De conto a canto com Luciano Pontes e Samuel Lira, da Cia Meias Palavras.

 

17h – Contação de história

Leitura da história do livro Mula-sem-cabeça (Além da Lenda) com Joanah Flor.

 

18h – Cineminha

Vivi Lobo e o quarto mágico (Isabelle Santos e Edu MZ Camargo/2019)

 

19h – Sarau

Sarau musical Vozes da Mata Sul, com Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson.

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário