BLOG

De assombração a rock, confira a programação infantil do Circuito Cultural

De assombração a rock, confira a programação infantil do Circuito Cultural

Histórias que dão medo, contos que encantam, músicas para dançar e oficinas para soltar a imaginação. Se você gostou da proposta não perca a programação infantil da terceira etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco, nos próximos dias 11, 12 e 13. Para acompanhar as  atrações não tem mistério, é só acessar o portal www.circuitoculturalpernambuco.com.br e embarcar nesta aventura virtual, sem pagar nada.

O coletivo Teatro de Retalhos, do município de Arcoverde, no Sertão pernambucano, promete diversão garantida às 16h da quinta-feira (12) com a apresentação Malassombros – Contos Além Sertão. Dramaturgia criada pelo grupo em 2017, o espetáculo resgata histórias que povoam o imaginário sertanejo. “São contos de assombração, que mais encantam do que assustam, numa linguagem nossa, bem popular”, avisa a produtora, atriz e palhaça Carol Arcoverde.

No palco, a peça é conduzida por três personagens – três velhos – que remetem à maneira antiga de narrar histórias na zona rural, em volta de uma fogueira, explica Carol Arcoverde. Tem conto sobre a menina que virou cachorra porque bateu na mãe, o homem que era compadre da morte, a cobiçada botija cheia de tesouros e o corpo seco. Este último é o mais assustador, afirma a atriz. “A apresentação dura menos de uma hora e provoca arrepios bons”, diz ela.

Samantha conduz a oficina História de Pano

Na sexta-feira (13), às 10h, a professora de design de moda da Faculdade Senac Samantha Pimentel comanda a Oficina de História de Pano no Circuito Cultural. Samantha vai ensinar a fazer bonecos de tecido a partir do livro O Pedido de Clarice, de Tadeu Pereira com ilustrações de David Alfonso, lançado pela Cepe Editora em 2019.

“Vamos mostrar às crianças como construir personagens para que elas mesmas, em casa, contem a história a seus familiares”, declara Samantha. “No livro há os personagens bons e maus, escolhemos dois para confeccionar na oficina, Momonho (mau) e Avelã (bom)”, adianta. A professora optou pelo feltro por ser um tecido mais durinho e que não desfia, mas incentiva o aproveitamento de outros materiais. “Uma camisa que a pessoa não veste mais pode ser reutilizada e ganhar novo sentido”, comenta. Além do tecido, é preciso cola para a produção do personagem.

Banda Mini Rock faz show no dia 13

Também na sexta-feira (13), às 16h, a Banda Mini Rock convida as crianças de 3 a 9 anos de idade para uma tarde musical. Sucesso no meio infantil, o grupo foi criado em 2011 e levará ao Circuito canções autorais e versões de cantigas clássicas de roda em ritmo de rock. “Será um show bastante divertido”, garante a cantora e compositora da banda, Cacau Soul, que se apresenta com Jorge Rodrigues (baixo), Leandro Melo (guitarra) e Jô Pinto (bateria).

O Circuito Cultural é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre. A Secretaria de Cultura, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Secretaria de Educação e o Serviço Social do Comércio (Sesc) são parceiras e parceiro do evento, que conta também com mais de 20 editoras, livrarias e entidades participantes.

Programação infantil

Dia 11.11 – Quarta-feira

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira infância e na segunda infância

9h – Senta, que lá vem história!

Contação da história do livro Uma festa na floresta (Cepe), de Lêda Sellaro, com o Tapete Voador

10h – Oficina

Caixinha de Ritmo, com a Fada Magrinha

16h – Apresentação

Vento forte para água e sabão, com a Companhia Fiandeiros de Teatro

Dia 12.11 – Quinta-feira

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira infância e na segunda infância

9h – Senta, que lá vem história!

Contação da história do livro O pedido de Clarice (Cepe), de Tadeu Pereira, com Érica Montenegro

10h – Oficina Infantil

Teatro para crianças, com Dani Travassos

16h – Apresentação infantil

Malassombros – Contos do Além Sertão, com o coletivo Teatro de Retalhos

Dia 13.11 – Sexta-feira

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira infância e na segunda infância

9h – Senta, que lá vem história!

Contação de história do livro Além da Lenda, de Bruno Antônio, Erickson Marinho e Ulisses Brandão, com Joanah Flor

10h – Oficina

História de Pano, com Samantha Pimentel

16h – Apresentação musical

Banda Mini Rock

Texto: Assessoria de Imprensa da Cepe

Compartilhar:

Deixe um comentário